NEaD

EaD

A Educação a Distância (EaD) caracteriza-se, de acordo com a legislação vigente, como modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos.

NEaD

O Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São Miguel do Oeste, oferece a EaD por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

Composição 2023-2024 Coordenação Vigência
Portaria da Direção-Geral do Câmpus São Miguel do Oeste N° 86 de 08 de março de 2023 Luciana Senter – FG4 (Portaria de designação) 28/02/2024

O que eu preciso saber para elaborar um PPC com carga horária EaD?

LEGISLAÇÃO ATUAL

Para oferecer um curso a distância em nosso país, a primeira recomendação é certificar-se da legislação vigente, pois há diretrizes, resoluções e instruções normativas específicas emitidas pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação e pela nossa própria instituição, o IFSC. O princípio básico destas normativas é dispor de normas básicas e orientações de forma a priorizar sempre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias.

A legislação vigente prevê apenas duas formas de cursos com carga horária EaD: ou eles serão considerados cursos totalmente a distância ou serão classificados como cursos presenciais com carga horária a distância. A classificação em uma ou outra categoria considera o nível de ensino do curso (Educação Básica, Superior ou Pós-Graduação) e a carga horária do curso prevista para acontecer na modalidade a distância.

O primeiro passo, é observar as diretrizes gerais sobre a Educação a Distância que atualmente estão dispostas no Decreto nº 9057 de 25 de maio de 2017 (link aqui). Este decreto apresenta disposições gerais sobre a modalidade como a sua definição (em seu art 1º) e também especifica quais são os momentos presenciais que devem ocorrer em um curso EaD (e, seu art 4º), entre outras providências.

Para além deste decreto que está em vigência nacionalmente, o IFSC também possui uma resolução própria sobre o tema e uma instrução normativa que devem ser analisadas em detalhes antes de se pensar na proposta de um curso EaD, são elas:

– Resolução CEPE nº 72 de 22 de outubro de 2020 (download aqui): estabelece diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância no âmbito do IFSC.

– Instrução Normativa nº 13 de 2017 (download aqui): dispõe sobre a infraestrutura, administração e utilização de plataforma para desenvolvimento das atividades de ensino a distância no âmbito do Instituto Federal de Santa Catarina (Moodle e SIGAA).

Qual é o meio e materiais didáticos utilizados para o ambiente virtual de aprendizagem EaD?

O Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA) é o meio específico para o desenvolvimento das atividades a distância no IFSC. São materiais didáticos em EaD: produção de videoaula (que pode incluir elaboração de roteiro, atividade de tradução, gravação, edição, entre outros); produção de livro didático impresso, e-book (com ISBN); produção de livro didático em Língua de Sinais (vídeo-livro); glossário em Libras; produção de material didático com conteúdo autoral de texto (similar ao livro didático) para uso no AVEA; produção de roteiro e cronograma de estudos, elaboração do Plano Instrucional; atividades de estudos e instrumentos de avaliação da aprendizagem no AVEA, que envolvem: fóruns, chats, objetos de aprendizagem, questionários objetivos e/ou dissertativos, enquetes, wiki, glossário, blog, estudo de caso, portfólio, mapas conceituais, produção mídias visuais ou auditivas, MOOCs, midiateca, hipermídias, entre outros; guias de orientação didática aos alunos, dependendo da demanda do curso (estágio, TCC, entre outros).

Para facilitar a sua consulta em relação aos níveis específicos e sua respectiva legislação, dividimos o conteúdo a seguir a partir de cada nível de ensino e, para cada um, inserimos qual a legislação correspondente a ser analisada e destacamos alguns aspectos de maior relevância. Não deixe de consultar esses documentos antes de iniciar seu planejamento de um curso com carga horária EaD.

Confira a legislação para cada um dos cursos oferecidos pelo IFSC:

Legislação para Cursos FIC com carga horária EaD.

Legislação para Cursos Técnicos com carga horária EaD.

Legislação para Cursos Superiores (graduação e tecnólogos) com carga horária EaD.

Legislação para Cursos de Pós-Graduação Lato Sensucom carga horária EaD.

Legislação para Cursos EJA  com carga horária EaD.

*Conheça aqui a Resolução CEPE/IFSC Nº 52, de 16 de julho de 2021 que altera a Resolução CEPE nº 48 de 12 de junho de 2018, que aprova as diretrizes de funcionamento dos programas de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Santa Catarina.

Resumindo

Para o planejamento de um curso EaD, será sempre necessário consultar a legislação vigente (que têm se alterado rapidamente – por isso, vale sempre a pena conferir se não há nenhuma nova legislação por aí! Entretanto, considerando o início de 2021, pode-se sintetizar a Legislação para Cursos Técnicos com carga horária EaD.

Salas Tutoriais sobre ambientes virtuais

Para você servidor que tem dúvidas ou quer conhecer um pouco mais sobre as orientações dos ambientes virtuais de aprendizagem, acessem as salas que estão disponíveis para todos os servidores do IFSC. E caso fique com alguma dúvida, não deixem de nos procurar.

Sala “Orientações sobre EaD”: com informações gerais sobre a Educação a Distância, considerando a realidade institucional do IFSC. Neste espaço há informações sobre legislação, PPC, salas virtuais, mediação online e avaliação nesta modalidade.

Sala “Tutoriais Moodle”: espaço preparado para orientar e auxiliar a produção de uma sala virtual no Moodle. Estão disponíveis tutoriais, vídeos e textos explicativos sobre como usar a plataforma como meio para executar uma unidade curricular.

Sala “Tutoriais SIGAA”: espaço preparado para orientar a realização de atividades não presenciais. O conteúdo está organizado de acordo com as necessidades para organizar uma turma virtual no SIGAA.

Material Complementar

Clique aqui para conhecer o material complementar para os Cursos EaD

Contato da Equipe

Contate nossa equipe para obter suporte na realização de atividades a distância:

Atividades Equipe
– Assessoria para o planejamento e execução dos cursos a distância do Câmpus;
– Assessoria na construção e reelaboração de Projetos Pedagógicos dos Cursos EaD;
–  Acompanhamento e elaboração de planos, programas, projetos complementares, objetivando a melhoria do processo ensino-aprendizagem em cursos EaD;
–  Proposição de capacitação e formação continuada aos docentes para a educação a distância, em articulação com as demais coordenações e chefia de departamento;
–  Suporte pedagógico para as atividades de tutoria;
–  Apreciação de material didático.

Coordenadoria do Núcleo de Educação a Distância (NEaD)

Contato: nead.smo@ifsc.edu.br / (49) 3631 0484

Luciana Senter – Docente e coordenadora do NEaD

Maria Helena Romani Mosquen – Colaboradora

Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho – Colaboradora

Yussef Parcianello – Colaborador

–  Suporte técnico para utilização do AVEA e demais tecnologias de informação e comunicação

Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação

Contato: suporte.ti.smo@ifsc.edu.br / (49) 3631 0430

Alex Belinki – Técnico da Tecnologia de Informação

Guilherme Linck – Analista de Tecnologia de Informação

O IFSC também conta com o  Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), que é uma diretoria vinculada à Pró-reitoria de Ensino que atua na implementação e consolidação da Política de Formação do IFSC. Mais informações sobre o Cerfead podem ser obtidas aqui.